sexta-feira, 31 de julho de 2015

Liderança e Gestão: 5 Fases da Comunicação na Prática de Coaching


Roberto César – é diretor  da Simplex. www.blogdasimplex.blogspot.com.br


Alinhar os objetivos dos seus liderados com os objetivos da organização é difícil?


Acredite, você não é o único que sofre esse problema.

Pode ter certeza que entrosar os funcionários com os objetivos das empresas, na maioria delas, são muitas as adversidades. Pensando nisso, escrevo este artigo sobre 5 fases da comunicação que você deve fazer num processo de coaching com o seu liderado.

Ao implantar o processo de coaching em sua empresa é preciso, primeiramente, você procurar conhecer as pessoas com as quais vai trabalhar. Seja sua equipe numerosa ou não, é imprescindível que você como líder busque saber o que cada um almeja para o seu futuro profissional, quais as competências, habilidades e conhecimentos que essa pessoa possui e quais precisam ser desenvolvidas.

Essa avaliação é importante para você conhecer qual é a realidade com a qual vai trabalhar, para saber onde será preciso realizar mudanças e onde não será. Somente por meio disso é possível pensar nas pretensões que se tem e como se dará o processo de desenvolvimento dos profissionais que contam com a sua orientação, bem como com o crescimento que a organização terá com isso.

O conhecimento do estado atual e do desejado é essencial para que se possa ter sucesso ao longo de toda a jornada:


1 – Qual é o foco do seu liderado e como estabelecer uma conexão com ele?

O seu apoio neste momento, em que seus liderados estão passando por modificações internas, onde serão levados a confrontar suas crenças, ficando mais fragilizados e inseguros, fará com que cada um tenha mais força para enfrentar esse momento necessário à sua evolução tanto profissional quanto pessoal.

É preciso você como gestor colocar em prática sua capacidade de ouvir em todos os níveis a história de seu coachee/liderado. A partir do momento que os membros de sua equipe se sentirem à vontade para falar, seu papel é ouvi-los, primeiramente, sem emitir opiniões de forma antecipada e sem julgar suas histórias, honrando e respeitando tudo que for dito.

As metas, no coaching, são importantíssimas, pois somente tendo clareza sobre quais objetivos que se deseja alcançar é possível estabelecer as ações a serem realizadas, bem como o tempo necessário para que se chegue ao resultado final.

Faça perguntas como estas para gerar foco nos seus liderados:
·         Em poucas palavras como você define seu estado desejado? E o seu estado atual?
·         Qual é a situação ou problema de negócio que você quer solucionar?
·         Destes assuntos, qual é o de maior importância para você?
·         O que parece mais urgente para você?

Define-se então a meta que precisa ser atingida com mais urgência, para que seja dado início ao processo de transformação. A medida que cada objetivo for alcançado, outras serão estipuladas, até chegar ao resultado final. O processo é dividido em pequenas partes, o que tornará essa caminhada um pouco mais suave de ser realizada.

A partir do momento que você sabe quais as metas que cada um dos membros de sua equipe deseja atingir, sua missão é avaliar quais são os objetivos da organização e equilibrar o que as duas partes almejam. Afinal o colaborador está ali para atender às expectativas da empresa.

Em quanto um estiver contribuindo com o outro, no alcance dos resultados de ambos, o sucesso será garantido. Do contrário, o cenário que será exposto é de pura frustração, por cada um ter investido tento em algo que simplesmente não levou ninguém a lugar nenhum.

2 – Como seu liderado descobre possibilidades?

Nesta fase você vai auxiliar os seus liderados a realizarem a busca por seus recursos internos. Com sua ajuda seu colaborador vai analisar quais competências que ele já tem e quais precisam ser desenvolvidas. Toda essa análise vai ser feita de acordo com a visão do seu colaborador e não com a sua.

Essa não será uma tarefa muito fácil para o seu liderado, pois para isso ele vai ter de ser imparcial consigo mesmo, desconsiderando julgamentos e críticas a seu respeito. Acrescente a visão que os companheiros de trabalho têm sobre esse colaborador especificamente, assim você estará munido de informações de várias pessoas.

Faça algumas perguntas assim para seu liderado descobrir possibilidades:
·         Qual seria a primeira opção? Quais seriam as outras?
·         Quais os possíveis resultados desta solução?
·         O que funcionaria melhor?
·         Fale mais sobre isso?
·         O que você já observou que funciona com outras pessoas?

3 – Como seu colaborador  planejará as ações?

O ambiente organizacional que tem a cultura do coaching implementada, é o ideal para que o colaborador tenha a liberdade de colocar em prática o plano de ação, aprendendo, quantas vezes forem necessárias.

Para que o seu colaborador defina o plano de ação, é importante que você o apoie na formatação de objetivos e identificação de sabotadores, valores, estratégias, ações e recursos.

Faça perguntas como estas para formatar objetivos do seu liderado:
·         O que realmente você quer?
·         Quando você pretende concluir isso?
·         Aonde você quer chegar?
·         Com quem você pode contar para conseguir isso?

Faça perguntas ao seu liderado desse tipo para identificar sabotadores:
·         O que você ganha com isso? E o que você perde?
·         O que os outros ganham quando você realizar isso? E o que eles perdem?

Faça estas perguntas ao seu colaborador  para identificar valores:
·         O que é importante para você?
·         Qual a relevância disso para você?

Faça dessas perguntas ao seu colaborador para identificar estratégias:
·         Quais são as possíveis formas para realizar isso?

Faça perguntas assim ao seu liderado para identificar ações:
·         Quais são os passos para conseguir isso?

Faça perguntas como estas ao seu liderado para identificar recursos:
·         Do que você vai precisar para realizar isso?

4 – Como apoiar seu colaborador na remoção de obstáculos?

Assim como é necessário fazer uma lista das metas que se quer atingir, também é preciso analisar os possíveis obstáculos que estas situações trarão. Você deve contar com eles, porque são mais do que normais em um processo de aprendizado.

Independentemente do tipo de obstáculo que será abordado o que precisa ser trabalhado para modificar a realidade atual de seu liderado é o seu modelo mental, que é a forma como o indivíduo pensa, fala e nas coisas que ele acredita que acabam direcionando suas atitudes.

Faça perguntas assim para apoiar seu colaborador na remoção de obstáculos:
·         Quais barreiras que te esperam?
·         O que está bloqueando seu caminho?
·         O que está faltando?
·         O que pode te impedir de cumprir o prazo?
·         Que outras áreas de sua vida precisam de mudança, para que isto aconteça?
·         O que mais pode atrapalhar?
·         Quem mais precisa estar envolvido para que este plano aconteça?

5 – Como reconectar e desconectar o seu colaborador?

Esta fase tem como objetivo o comprometimento do colaborador com o processo e com as tarefas.



Faça perguntas dessas para conectar e desconectar o seu liderado:
·         O que você aprendeu hoje?
·         Que outras coisas surgiram em sua mente?
·         Que pontos soltos você ainda vê?
·         Quão possível esta data é, frente aos calendários de todos os envolvidos?
·         Quando podemos nos encontrar novamente?
·         Sendo você o responsável pela ação, como posso acompanhar o andamento do projeto?

Recapitulando:
1 – Gerar Foco;
2 – Detectar Necessidades de Mudanças;
3 – Montar Plano de Ação;
4 - Ultrapassar Contratempos;
5 – Reconectar.

Timothy Gallwey, o precursor do coaching, diz: “... Não é preciso combater velhos costumes. Simplesmente comece hábitos novos. É a resistência de um velho hábito que torna você prisioneiro dele. Começar um novo padrão é fácil quando isso é feito com uma desconsideração infantil por dificuldades imaginárias. Você pode provar isso a si mesmo pela sua própria experiência”.


Continua comigo, assim você irá aprender a alinhar os objetivos dos seus liderados com os objetivos da sua empresa.

Deixe seu recado, analisaremos e manteremos contato contigo.

Fonte:

MARQUES, José Roberto. Leader Coach: coaching como filosofia de liderança. São Paulo: SER MAIS, 2013.


Adaptações por Coach Roberto César.


Roberto César – é colunista do blog da Simplex. www.blogdasimplex.blogspot.com.br

Continua comigo, assim você irá aprender a alinhar os objetivos dos seus liderados com os objetivos da sua empresa.

Deixe seu recado, analisaremos e manteremos contato contigo. 

Fonte:
VARELA, Lélio; MOURA, Graciele. Aprimorando Competências de um Gerente de Projetos: volume 2 – o sucesso no desempenho profissional. São Paulo: BRASPORT, 2013.

Adaptações por Coach Roberto César.

Dicas relevantes sobre gestão executiva, liderança, coaching e gestão de projetos por valor agregado no Blog da Simplex www.blogdasimplex.blogspot.com.br


Até a próxima.



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