Roberto César – é diretor da Simplex. www.blogdasimplex.blogspot.com.br
Olá pessoal, você que é meu leitor, neste artigo vou
fazer o que combinei contigo, vou escrever sobre um tipo de liderança que está
sendo bastante valorizada no ambiente corporativo, pois potencializa o
desenvolvimento das pessoas e os resultados dentro da empresa. E você que não
era meu leitor, desejo que este artigo lhe seja muito útil também.
Em meio a tantas dificuldades, se você aplicar essa
cultura na sua empresa, os profissionais irão se adaptar com maior facilidade
às transformações do ambiente e do mercado; estarão abertos ao aprendizado, que
será constante, e fará com que eles sejam sempre mais rápidos e saberão
responder satisfatoriamente às adversidades.
A competitividade no mercado nunca deu e nunca dará folga
a nenhuma empresa que queira se manter no mercado por um longo período. No
ambiente corporativo é necessário incorporar novos hábitos na cultura dos
funcionários, essa transição pode ocorrer de duas maneiras: preventivamente ou dramaticamente.
Por isso, é de extrema importância investir na
capacitação do gestor, porque a responsabilidade por gerar resultados positivos
ou negativos está em suas mãos.
Continue lendo este artigo até o final, você saberá as características,
funções e papeis do Leader Coach e os
benefícios dessa cultura para o líder, o liderado e a empresa. Internalize os
conceitos e boa leitura!
As características que mais se destacam neste líder são:
respeito, flexibilidade e motivação. Não se imponha, saiba ouvir e aceite a
contribuição dos seus liderados, assim irá obter a sua lealdade.
Procure conhecer seus colaboradores um a um, confie em
suas capacidades, delegue e dê feedback
necessário à evolução, aperfeiçoamento e crescimento do grupo, auxilie seus
liderados a contribuírem cada vez mais e melhor com os objetivos traçados,
assim atenderá às expectativas que a empresa tem com relação a cada
funcionário.
Priorize os resultados e também a qualidade das relações
entre pessoas, veja sempre novas possibilidades de evolução, seus liderados
ganharão autoconhecimento e autoconfiança, aumentará o engajamento dentro da
empresa e o nível de satisfação crescerá à medida que as mudanças positivas
estiverem ocorrendo.
Apoie o seu colaborador no desenvolvimento da sua
inteligência emocional e o ajude a descobrir as áreas de mais aptidão, ele realizará
seus trabalhos e funções que lhe trazem mais prazer. O seu papel não é de
comandar e de controlar seu liderado, mas de servi-lo, influenciando-o
positivamente e motivando-o; elevando-o a todo o momento de patamar tanto
pessoal quanto profissionalmente.
Faça perguntas poderosas e provocativas, leve os seus
liderados a refletirem sobre o que se passa em seu interior e o que se passa em
seu redor e nas mãos de quem está o poder da mudança em sua vida.
Planeje as ações e monte boas estratégias, seja
visionário e mensure a todos os momentos os resultados, para que assim possam
ser melhorados, assim correrá riscos e saberá lidar com eles, bem como com os
erros que poderão ser cometidos.
Assuma responsabilidades e tenha competência para
gerenciar e realizar suas tarefas, de modo que satisfaça funcionários e
empresa. Empreenda, traga novas ideias e soluções, motive e não deixe que seus
funcionários percam o foco. Assim estará sendo um autêntico Leader Coach.
Ouça todos na essência, leve em consideração as opiniões
e sugestões de seus colaboradores, saiba compartilhar, divida seus
conhecimentos e experiências, respeite as necessidades e limites de cada um
como ser humano, busque sempre potencializar o desenvolvimento pessoal e
profissional do indivíduo.
Explique ao seu liderado a missão e objetivos da
organização de forma que ele compreenda e os aceite, e alinhe-os com os seus
próprios objetivos. Ensine sua equipe a definir metas, missão e visão para
determinar como querem estar a curto, médio e longo prazo
.
Adote esses comportamentos, você aos poucos se tornará um
verdadeiro Leader Coach, adquirirá
maior respeito e confiança de seus liderados. Nesse processo você deixará
velhos hábitos para trás, o que não é uma missão fácil. Para isso você precisará
ter disciplina, comprometimento com a mudança, inserir os ensinamentos do
coaching na sua rotina, tanto dentro da empresa quanto em casa ou em qualquer
lugar que vá.
Tudo é uma questão de aprendizado, de busca e
desenvolvimento do potencial que todos temos internamente, e claro, é uma questão
de força de vontade, batalhe e se empenhe em dar o melhor de si aos
colaboradores, à empresa e obviamente a si mesmo.
Lidere de forma mais humanizada, torne isso parte da
cultura da empresa, pois desta maneira os funcionários terão cada vez mais
vontade e liberdade para desempenhar suas funções com qualidade.
Sua equipe trabalhará a partir do modelo de alta performance, em que seus
principais objetivos são o de superação dos objetivos diários, evolução contínua
do potencial de cada um, e o que é fundamental, procurará atingir as metas por meio
do trabalho de grupo, contando uns com os outros para que no final o resultado
seja alcançado.
Desempenhe vários papéis, como instrutor, auxilie seus
funcionários no amadurecimento de suas carreiras, transmita seus ensinamentos e
conhecimentos, faça despertar em cada um a habilidade de liderança, desenvolva
seu poder de decisão, mostre que eles são responsáveis tanto por suas ações
quanto por seus resultados.
Desempenhe também o papel de facilitador, contribua com o
processo de descoberta de habilidades, no alinhamento dos objetivos de todos e
pesquisando informações disponíveis e necessárias para realizar todas as
tarefas.
Nesse cenário que está em constante mudança, e pede que
todos estejam preparados para enfrentar todos os tipos de adversidades que
venham a surgir, ao implantar esse processo, todos ganharão, você como líder, os
seus liderados e a sua empresa.
Sua organização ganhará ao suscitar equipes com autonomia
suficiente para realizar suas funções, com o poder de tomar decisões assertivas
possíveis e com habilidades para lidar com as dificuldades do caminho, com um
amadurecimento maior e mais rápido.
Os ganhos maiores para os seus liderados envolvem
questões como aumento da autoestima e da autoconfiança e você passará a ter
maior admiração, tanto por parte de seus superiores como de sua equipe.
Esse é um método que está sendo usado por muitas
empresas, tem muitos executivos e gestores que estão utilizando.
Como exemplo cito o empresário João Motin, CEO do grupo
Motiva, em recente entrevista, ele disse que ao se formar em 2009 fez um
trabalho de coaching, ingressou na
empresa em 2010, em 2013 assumiu a direção executiva da empresa de máquinas de
sua família, com o grande foco na gestão de pessoas. Ele diz: “a única
diferença entre uma empresa de sucesso e uma empresa de fracasso é cultura,
gente e liderança”.
Se você acha que é importante acelerar o processo de cultura de liderança
com coaching em sua empresa, conte conosco. Deixe seu recado, analisaremos e
manteremos contato contigo.
Fonte:
MARQUES, José Roberto. Leader Coach: coaching como filosofia de liderança. São Paulo: SER MAIS, 2013.
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Grande abraço e até a próxima.
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