sexta-feira, 17 de julho de 2015

Quando um Gestor se torna um Leader Coach


Roberto César – é diretor  da Simplex. www.blogdasimplex.blogspot.com.br

Olá pessoal, você que é meu leitor, neste artigo vou fazer o que combinei contigo, vou escrever sobre um tipo de liderança que está sendo bastante valorizada no ambiente corporativo, pois potencializa o desenvolvimento das pessoas e os resultados dentro da empresa. E você que não era meu leitor, desejo que este artigo lhe seja muito útil também.

Em meio a tantas dificuldades, se você aplicar essa cultura na sua empresa, os profissionais irão se adaptar com maior facilidade às transformações do ambiente e do mercado; estarão abertos ao aprendizado, que será constante, e fará com que eles sejam sempre mais rápidos e saberão responder satisfatoriamente às adversidades.

A competitividade no mercado nunca deu e nunca dará folga a nenhuma empresa que queira se manter no mercado por um longo período. No ambiente corporativo é necessário incorporar novos hábitos na cultura dos funcionários, essa transição pode ocorrer de duas maneiras: preventivamente ou dramaticamente.

Por isso, é de extrema importância investir na capacitação do gestor, porque a responsabilidade por gerar resultados positivos ou negativos está em suas mãos.

Continue lendo este artigo até o final, você saberá as características, funções e papeis do Leader Coach e os benefícios dessa cultura para o líder, o liderado e a empresa. Internalize os conceitos e boa leitura!


As características que mais se destacam neste líder são: respeito, flexibilidade e motivação. Não se imponha, saiba ouvir e aceite a contribuição dos seus liderados, assim irá obter a sua lealdade.

Procure conhecer seus colaboradores um a um, confie em suas capacidades, delegue e dê feedback necessário à evolução, aperfeiçoamento e crescimento do grupo, auxilie seus liderados a contribuírem cada vez mais e melhor com os objetivos traçados, assim atenderá às expectativas que a empresa tem com relação a cada funcionário.

Priorize os resultados e também a qualidade das relações entre pessoas, veja sempre novas possibilidades de evolução, seus liderados ganharão autoconhecimento e autoconfiança, aumentará o engajamento dentro da empresa e o nível de satisfação crescerá à medida que as mudanças positivas estiverem ocorrendo.

Apoie o seu colaborador no desenvolvimento da sua inteligência emocional e o ajude a descobrir as áreas de mais aptidão, ele realizará seus trabalhos e funções que lhe trazem mais prazer. O seu papel não é de comandar e de controlar seu liderado, mas de servi-lo, influenciando-o positivamente e motivando-o; elevando-o a todo o momento de patamar tanto pessoal quanto profissionalmente.

Faça perguntas poderosas e provocativas, leve os seus liderados a refletirem sobre o que se passa em seu interior e o que se passa em seu redor e nas mãos de quem está o poder da mudança em sua vida.

Planeje as ações e monte boas estratégias, seja visionário e mensure a todos os momentos os resultados, para que assim possam ser melhorados, assim correrá riscos e saberá lidar com eles, bem como com os erros que poderão ser cometidos.

Assuma responsabilidades e tenha competência para gerenciar e realizar suas tarefas, de modo que satisfaça funcionários e empresa. Empreenda, traga novas ideias e soluções, motive e não deixe que seus funcionários percam o foco. Assim estará sendo um autêntico Leader Coach.

Ouça todos na essência, leve em consideração as opiniões e sugestões de seus colaboradores, saiba compartilhar, divida seus conhecimentos e experiências, respeite as necessidades e limites de cada um como ser humano, busque sempre potencializar o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo.

Explique ao seu liderado a missão e objetivos da organização de forma que ele compreenda e os aceite, e alinhe-os com os seus próprios objetivos. Ensine sua equipe a definir metas, missão e visão para determinar como querem estar a curto, médio e longo prazo
.
Adote esses comportamentos, você aos poucos se tornará um verdadeiro Leader Coach, adquirirá maior respeito e confiança de seus liderados. Nesse processo você deixará velhos hábitos para trás, o que não é uma missão fácil. Para isso você precisará ter disciplina, comprometimento com a mudança, inserir os ensinamentos do coaching na sua rotina, tanto dentro da empresa quanto em casa ou em qualquer lugar que vá.


Tudo é uma questão de aprendizado, de busca e desenvolvimento do potencial que todos temos internamente, e claro, é uma questão de força de vontade, batalhe e se empenhe em dar o melhor de si aos colaboradores, à empresa e obviamente a si mesmo.

Lidere de forma mais humanizada, torne isso parte da cultura da empresa, pois desta maneira os funcionários terão cada vez mais vontade e liberdade para desempenhar suas funções com qualidade.

Sua equipe trabalhará a partir do modelo de alta performance, em que seus principais objetivos são o de superação dos objetivos diários, evolução contínua do potencial de cada um, e o que é fundamental, procurará atingir as metas por meio do trabalho de grupo, contando uns com os outros para que no final o resultado seja alcançado.

Desempenhe vários papéis, como instrutor, auxilie seus funcionários no amadurecimento de suas carreiras, transmita seus ensinamentos e conhecimentos, faça despertar em cada um a habilidade de liderança, desenvolva seu poder de decisão, mostre que eles são responsáveis tanto por suas ações quanto por seus resultados.

Desempenhe também o papel de facilitador, contribua com o processo de descoberta de habilidades, no alinhamento dos objetivos de todos e pesquisando informações disponíveis e necessárias para realizar todas as tarefas.

Nesse cenário que está em constante mudança, e pede que todos estejam preparados para enfrentar todos os tipos de adversidades que venham a surgir, ao implantar esse processo, todos ganharão, você como líder, os seus liderados e a sua empresa.

Sua organização ganhará ao suscitar equipes com autonomia suficiente para realizar suas funções, com o poder de tomar decisões assertivas possíveis e com habilidades para lidar com as dificuldades do caminho, com um amadurecimento maior e mais rápido.

Os ganhos maiores para os seus liderados envolvem questões como aumento da autoestima e da autoconfiança e você passará a ter maior admiração, tanto por parte de seus superiores como de sua equipe.

Esse é um método que está sendo usado por muitas empresas, tem muitos executivos e gestores que estão utilizando.

Como exemplo cito o empresário João Motin, CEO do grupo Motiva, em recente entrevista, ele disse que ao se formar em 2009 fez um trabalho de coaching, ingressou na empresa em 2010, em 2013 assumiu a direção executiva da empresa de máquinas de sua família, com o grande foco na gestão de pessoas. Ele diz: “a única diferença entre uma empresa de sucesso e uma empresa de fracasso é cultura, gente e liderança”.

Se você acha que é importante  acelerar o processo de cultura de liderança com coaching em sua empresa, conte conosco. Deixe seu recado, analisaremos e manteremos contato contigo.

Fonte:

MARQUES, José Roberto. Leader Coach: coaching como filosofia de liderança. São Paulo: SER MAIS, 2013.

Adaptações por Coach Roberto César.



Roberto César – é colunista do blog da Simplex. www.blogdasimplex.blogspot.com.br

Dicas relevantes sobre gestão executiva, liderança, coaching e gestão de projetos por valor agregado no Blog da Simplex www.blogdasimplex.blogspot.com.br


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Grande abraço e até a próxima.







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