sexta-feira, 24 de julho de 2015

Um Verdadeiro Líder

Roberto César – é diretor  da Simplex. www.blogdasimplex.blogspot.com.br

Quer ser um verdadeiro líder?

Muitos gestores e empresários estão gastando muito tempo e recursos e não estão conseguindo os resultados esperados. Alguns estão frustrados com suas vidas profissionais pensando que somente um grupo seleto de pessoas conseguem resultados positivos. Outros estão obtendo bons resultados, mas querem criar condições ainda melhores.

Talvez você se encaixe em uma dessas situações acima. Neste artigo eu vou escrever sobre sete ingredientes para se tornar um verdadeiro líder.

Primeiro. RESPONSABILIZE-SE PELA MUDANÇA. Responsabilize-se pelo crescimento da empresa, pelo desenvolvimento do seu liderado e consequentemente pelo seu. Seja um agente facilitador para contribuir com o crescimento profissional do seu liderado. Tome as atitudes necessárias, gere empoderamento, passe de agente passivo a agente transformador, modificador e responsável pela sua própria história.


Segundo. APRIMORE E DESENVOLVA HABILIDADESAprimore e desenvolva habilidades, suas e dos seus liderados. Avalie o desenvolvimento do potencial, conhecimentos e habilidades de cada um. Preocupe-se sempre em fazer com que seu colaborador se desenvolva enquanto ser humano e aprenda continuamente, aumentando consequentemente os níveis de excelência que ele possa ter na organização.





Terceiro. CONTRIBUA PARA O APRENDIZADO. Compreenda que esse caminho será percorrido em meio a erros e acertos. Faça com que seus liderados aprendam em cada uma das experiências pelas quais passar. Dê uma atenção especial aos momentos em que seu liderado acabe cometendo um erro ou tendo que lidar com dificuldades que poderão surgir.

Sem julgamentos, sua função é de compartilhar seus conhecimentos com seus liderados, fazer com que os momentos de acertos se tornem mais frequentes que os erros. Contribua para que todos saibam lidar com estes altos e baixos, tornando possível o progresso ao longo do caminho.

Aproveite as oportunidades. Nos pedidos de conselhos, faça com que seus liderados busquem recursos internos para responder as perguntas que lhe afligem.

No sucesso, auxilie seu liderado na avaliação de quais atitudes foram efetivas para o alcance do resultado e como e quando ele poderá repeti-las.

No fracasso, dê apoio ao seu liderado, para que não se sinta culpado pelo resultado negativo ou que sinta pena de si mesmo, para que ele possa buscar o que fazer para que momentos como esses, não se repitam e sirvam de experiência.

Na adversidade, faça com que ele se apoie em todo o seu potencial e não sucumba ao estresse que pode ser um mau conselheiro. Leve-o a buscar alternativas para solucionar o problema sem desistir de tentar resolver.

Quarto. FOQUE NA SOLUÇÃO. Planeje para que se possa alcançar os resultados esperados. Saiba o que se quer atingir inicialmente e em seguida planeja ações com foco na solução e nos resultados. Estruture as ideias de como tudo será realizado, assim contribuirá para que as pessoas saibam o que cada um deve fazer dentro do processo. Depois, oriente e acompanhe a evolução de cada um e do processo até que se chegue onde se deseja, aos resultados para a empresa, para a equipe e para você.

Quinto. DÊ FEEDBACK OBJETIVO.  O tempo é um fator bastante valorizado, que não pode ser, de maneira alguma desperdiçado. Defina o prazo para o cumprimento de cada tarefa previamente. Utilize as técnicas e ferramentas de coaching, para que tanto o aprimoramento e desenvolvimento de competências quanto os resultados, ocorram de forma mais rápida. Você estará criando novos líderes que serão responsáveis pelas ações, que farão toda a diferença no final desse processo.


Sexto. DESENVOLVA NOVOS POTENCIAIS. Trabalhe na substituição de comportamentos que estão prejudicando o bom andamento da equipe, por novas atitudes que sejam efetivas e eficientes. Mostre ao seu liderado que ele tem muitas opções a serem seguidas além daquelas com as quais já estão acostumados.




Sétimo. AUXILIE SEU LIDERADO NA BUSCA POR RESPOSTAS. Leve seus liderados a se conhecerem verdadeiramente, os seus recursos internos, seus sentimentos, pensamentos, por que ele age de um jeito ao invés de outro, para que ele possa realizar as mudanças necessárias para a autorrealização.

 Mas não é dando fórmulas, indicando ou aconselhando um melhor caminho a ser seguido que você estará apoiando o seu liderado.

Através do coaching você faz com que as pessoas sejam levadas a refletirem, por meio de sugestões ou perguntas e que assim possam expandir seu potencial, sendo levadas a fazerem suas próprias escolhas sem esperar por ninguém para alcançarem o que desejam.

Fica tranquilo que neste Blog da Simplex ainda lhe darei muitas dicas sobre este assunto. Já no próximo artigo eu vou escrever sobre o processo de coaching na prática.

É  importante pra você  acelerar o processo de cultura de liderança com coaching em sua empresa? Deixe seu recado, analisaremos e manteremos contato contigo.

Fonte:

MARQUES, José Roberto. Leader Coach: coaching como filosofia de liderança. São Paulo: SER MAIS, 2013.

Adaptações por Coach Roberto César.

Roberto César – é colunista do blog da Simplex. www.blogdasimplex.blogspot.com.br

Dicas relevantes sobre gestão executiva, liderança, coaching e gestão de projetos por valor agregado no Blog da Simplex www.blogdasimplex.blogspot.com.br


Um abraço e até a próxima.

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