É prática comum em várias empresas privilegiar a
liderança em detrimento da gerência, mas isso não é inteligente. Os bons
líderes podem ser maus gerentes, assim como bons gerentes nem sempre são os
melhores líderes.
As grandes organizações valorizam os dois: líderes que
vislumbram oportunidades e gerentes que permitem que tais oportunidades se
tornem realidade.
Essas duas funções não são as mesmas, apesar de
compartilharem a necessidade de acionar a capacidade humana e organizacional.
Disseram Warren Bennis e Burt Nanus, “gerentes fazem o que é certo, líderes
fazem a coisa certa”.
Os líderes conquistam o espaço ao redor – o ambiente
concorrencial – por meio de visão e estratégia, e é papel dos gerentes
implementar, de maneira efetiva, tais estratégias.
Liderança tem a ver com lidar com a mudança e desenvolver
uma visão para a organização, geralmente em tempos difíceis. Os líderes, então,
comunicam sua visão para o resto da empresa e motiva todos os funcionários –
especialmente os gerentes a agir e implementar a mudança.
Uma gerência eficiente é fundamental para o sucesso da
organização. Ela cuida dos processos, planejamento, orçamento, estrutura e RH,
tarefas que ajudam uma organização a continuar fazendo o que ela faz.
Sem a gerência, mesmo que os líderes estejam cumprindo
seu papel, uma organização desmonta no caos desorganizado. Também é verdade que
a gerência sem liderança, não levará a empresa a novos caminhos.
José Mourinho, técnico de futebol português, conseguiu o
raro feito de ser excelente nos dois papeis. Como líder deixou sua marca
imediatamente, quando assumiu o Chelsea Football Club, em Londres, pela
primeira vez, convocou uma reunião do time e exigiu que todos os que
discordassem falassem naquele instante ou se calassem dali em diante. Ele
adquiriu habilidades gerenciais quando trabalhou como assistente técnico e
tradutor no FC Barcelona.
Para sua empresa ou equipe obter sucesso, precisa mesclar
a boa gerência com a boa liderança. Ao adquirir habilidades de liderança
inspiradora e habilidades gerenciais, você aprende como estudar colaboradores,
parceiros e adversários, como desenvolver estratégias e como formar
organização, equipe ou time forte e vencedores.
Se você quiser ser um Gestor Executor
Estratégico Leader Coach, adquirir habilidades de liderança inspiradora,
aprender técnicas de execução estratégica, conte conosco. Se quiser implantar
em sua equipe ou sua empresa uma cultura vencedora, é só deixar seu recado,
analisaremos e manteremos contato contigo.
Fonte:
Globo Livros. O Livro dos Negocios: as grandes idéias de todos os tempos. Rio de janeiro: Editora Globo, 2014.
Roberto César – é colunista do blog da Simplex. www.blogdasimplex.blogspot.com.br
Dicas relevantes sobre gestão executiva, liderança, coaching e
gestão de projetos por valor agregado no Blog da Simplex www.blogdasimplex.blogspot.com.br
Até a próxima.
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