sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Privilegiar a Liderança em detrimento da Gerência não é inteligente

Roberto César – é diretor  da Simplex. www.blogdasimplex.blogspot.com.br

É prática comum em várias empresas privilegiar a liderança em detrimento da gerência, mas isso não é inteligente. Os bons líderes podem ser maus gerentes, assim como bons gerentes nem sempre são os melhores líderes.

As grandes organizações valorizam os dois: líderes que vislumbram oportunidades e gerentes que permitem que tais oportunidades se tornem realidade.


Essas duas funções não são as mesmas, apesar de compartilharem a necessidade de acionar a capacidade humana e organizacional. Disseram Warren Bennis e Burt Nanus, “gerentes fazem o que é certo, líderes fazem a coisa certa”.

Os líderes conquistam o espaço ao redor – o ambiente concorrencial – por meio de visão e estratégia, e é papel dos gerentes implementar, de maneira efetiva, tais estratégias.

Liderança tem a ver com lidar com a mudança e desenvolver uma visão para a organização, geralmente em tempos difíceis. Os líderes, então, comunicam sua visão para o resto da empresa e motiva todos os funcionários – especialmente os gerentes a agir e implementar a mudança.

Uma gerência eficiente é fundamental para o sucesso da organização. Ela cuida dos processos, planejamento, orçamento, estrutura e RH, tarefas que ajudam uma organização a continuar fazendo o que ela faz.

Sem a gerência, mesmo que os líderes estejam cumprindo seu papel, uma organização desmonta no caos desorganizado. Também é verdade que a gerência sem liderança, não levará a empresa a novos caminhos.

José Mourinho, técnico de futebol português, conseguiu o raro feito de ser excelente nos dois papeis. Como líder deixou sua marca imediatamente, quando assumiu o Chelsea Football Club, em Londres, pela primeira vez, convocou uma reunião do time e exigiu que todos os que discordassem falassem naquele instante ou se calassem dali em diante. Ele adquiriu habilidades gerenciais quando trabalhou como assistente técnico e tradutor no FC Barcelona.


Para sua empresa ou equipe obter sucesso, precisa mesclar a boa gerência com a boa liderança. Ao adquirir habilidades de liderança inspiradora e habilidades gerenciais, você aprende como estudar colaboradores, parceiros e adversários, como desenvolver estratégias e como formar organização, equipe ou time forte e vencedores. 



Se você quiser ser um Gestor Executor Estratégico Leader Coach, adquirir habilidades de liderança inspiradora, aprender técnicas de execução estratégica, conte conosco. Se quiser implantar em sua equipe ou sua empresa uma cultura vencedora, é só deixar seu recado, analisaremos e manteremos contato contigo.


Fonte:

Globo Livros. O Livro dos Negocios: as grandes idéias de todos os tempos. Rio de janeiro: Editora Globo, 2014.

Adaptações por Coach Roberto César.

Roberto César – é colunista do blog da Simplex. www.blogdasimplex.blogspot.com.br 

Dicas relevantes sobre gestão executiva, liderança, coaching e gestão de projetos por valor agregado no Blog da Simplex www.blogdasimplex.blogspot.com.br


Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário