Roberto César – é diretor da Simplex. www.blogdasimplex.blogspot.com.br
Muitos gerentes e empresários estão procurando fazer
sempre melhor o seu trabalho, alcançar níveis cada vez mais altos de eficiência
e eficácia, mas isso não vem acontecendo.
Estão procurando conhecer e dominar as mais avançadas
técnicas, ferramentas aplicativos de alta tecnologia, mas não vem conseguindo
aplicá-las com sucesso.
Alguns se sentem frustrados por não compreender o que
está acontecendo e não consegue achar um caminho para reverter esse círculo
vicioso, sair dessa situação, melhorar seu desempenho e avançar no seu
desenvolvimento profissional.
O que Lélio Varella e Graciele Moura podem ensinar pra você, sobre isso, através do livro Aprimorando Competências de Gerente de Projetos? Você verá a seguir.
Minha expectativa é de que você venha a se tornar um
profissional valioso para a sua empresa, espero que você tenha sucesso, que
tenha uma iniciativa de redirecionamento e que crie condições e oportunidades
para que se desenvolva.
Se você tem muito conhecimento, capacidade intelectual,
domínio da tecnologia, recursos poderosos. Tem muito saber, mas não tem as competências
para aplicá-los. Minha cara leitora, meu caro leitor, só o conhecimento não
basta.
Se você é muito produtivo, a produtividade é um meio e
não uma finalidade em si mesma.
Se você tem o senso de eficácia – de fazer a coisa certa,
sem falha, da primeira vez. Se você tem uma compreensão das necessidades, da
congruência dos requisitos com as especificações e a conformidade das entregas.
Isso ainda é pouco.
Passo
1 – A Arte do PROPÓSITO
Para alcançar o sucesso, você precisa trabalhar com uma
visão mais ampla, concreta e orientada para as verdadeiras finalidades, para o
seu papel e a sua missão.
O propósito maior é satisfazer as necessidades das
pessoas envolvidas, concretizar os verdadeiros resultados desejados, os
propósitos.
Essas necessidades podem tomar uma forma de: um produto
de entretenimento que proporcione boas sensações e momentos agradáveis, como um
show musical; uma moradia confortável; melhores resultados e benefícios para a sua
empresa; um meio de transporte que permita às pessoas se aproximar realmente
uma das outras.
Pode ser um alimento que sacie a fome; um meio de
comunicação que facilite o relacionamento entre as pessoas; um equipamento que
tenha um melhor desempenho técnico; um medicamento que melhore a saúde; um
livro ou instrumento didático que promova educação ou um novo sistema que
reduza os custos...
O verdadeiro valor não está nem mesmo nos objetivos, e
sim nos resultados que por meio deles podemos realizar, nos propósitos que com
eles podemos alcançar, nos benefícios que assim podemos concretizar
satisfazendo necessidades.
Em sessões de coaching, através de perguntas poderosas, você
é convidado a descobrir seus reais propósitos e a sua missão. Eles virão à tona na medida em
que brotam do seu inconsciente para a sua consciência, ao eliminar as interferências
que lhe estão impossibilitando de descobri-las.
Os
Próximos Passos Têm Exata Ressonância Com A Natureza Humana
Viver, e valorizar a vida, é criar coisas e situações, e
se responsabilizar por elas com arte e competência.
Quando o caso é responder a uma situação – por exemplo,
quando ocorre um problema, ainda mais num mundo acometido pela “síndrome da
urgência”, não há o que hesitar, parar para aprender – é preciso estar
preparado.
Na prática, consciente ou instintivamente, você vai tomar
uma atitude ou comportar-se, respondendo a uma situação, com os conhecimentos e
as habilidades de que dispõe no momento.
Em ambos os casos, problemas ou oportunidades, que talvez
sejam de certa forma visões redundantes da abordagem de uma situação, é preciso
estar preparado.
E estar preparado tem aqui um sentido holístico, em exata
ressonância com a natureza humana – SER, SABER e FAZER.
Competência é “enfrentar uma situação e resolvê-la de
forma satisfatória”. Sucesso e bons resultados requerem conhecimentos e
competências.
Passo
2 - A Arte de SABER
Saber é ter os conhecimentos necessários – o “que” e o
“como” – para conduzir o trabalho que precisa ser feito naquela situação e para
conduzir a sua interação com as pessoas. Conhecer, compreender os melhores
métodos, ferramentas e técnicas e saber como aplicá-los à situação.
Há duas formas de aprender, de adquirir o saber: pelo
conhecimento e pela experiência.
O saber pelo conhecimento é indispensável, mas, de fato,
só aumenta o seu “potencial” de ser e de fazer.
O saber pela experiência se constitui na verdadeira força
motora e aceleradora do aprimoramento humano. É quando você vive as
experiências por si mesmo e, a partir dela, aprende.
Este saber você pode adquirir enquanto desempenha as suas
atividades, em meio à realidade das situações, no dia a dia, Você erra, acerta
e tem compromisso com o senso de observação, de refletir e de aprender com o
que vive.
Através da prática de um processo de coaching
estruturado, é possível saber pela experiência, praticar a atuação de uma forma
proativa. Agindo, fazendo e dedicando-se à observação e à reflexão, em meio à
ação.
O saber pela experiência á a fonte da “aprendizagem”, de
“experiência profissional”, é o que aumenta a sua “capacidade real” de ser e de
fazer. A verdadeira fonte das “competências” adquiridas e o maior fator
acelerador do seu aprimoramento.
Até aqui, sem começar a fazer, você está apenas
adquirindo o conhecimento. A capacitação avança, é uma etapa importante para o
seu desenvolvimento, mas está aumentando apenas a sua capacidade potencial.
Fazer é outra realidade.
Passo
3 - A Arte de SER
Ser é ser capaz de interagir com as pessoas envolvidas na
situação, de ter desenvolvido e ser capaz de utilizar as capacidades de
relacionamento necessárias para assumir as atitudes e os comportamentos
adequados à situação.
Realizar, fazer na
prática, concretizar na realidade, enfrentar a situação real, fazer algo a
respeito, requer antes de tudo que você como um ser humano assuma um
posicionamento em relação à situação em que se encontra e esteja disposto de
nela desempenhar um papel.
A ação começa quando você toma uma atitude e passa a
interagir efetivamente com a realidade por meio do seu comportamento.
A ação é concretizada por meio do seu comportamento
enquanto se relaciona com as pessoas envolvidas para conduzir as atividades de
sua gestão.
Compreendendo, assumindo e desempenhando o papel de
gerente coach, consciente e comprometido com sua missão, com foco nos
propósitos de seu gerenciamento, orientando a sua atuação pelas atividades que
lhe cabe conduzir ao longo do ciclo, poderá sim realizar os resultados
esperados e realizar-se como profissional.
Passo
4 - A Arte de FAZER
Fazer é ser capaz de atuar de acordo com o seu papel na
situação; de ter desenvolvido e ser capaz de utilizar as capacidades de atuar,
agir, executar as ações. As atividades, enfim, fazer o trabalho necessário e
direcionado para os seus propósitos e objetivos na situação.
Para concretizar, concluir, efetivamente realizar, é
preciso fazer.
Só quando você começar a fazer é que vai conhecer e
demonstrar as suas reais capacidades, avaliar o “que” e o “como” está fazendo
na prática e adquirir a consciência do que é capaz de realizar.
A consciência observadora é o ponto de partida no
processo de coaching, e do seu aprimoramento. O saber é a sua teoria
proclamada. O fazer é a sua teoria em uso.
O fazer é a fonte da aceleração e da sustentação do seu
aprimoramento e pode conduzi-lo aos níveis mais altos de desempenho.
É o fazer que aproxima na prática, pela vivência e
experiência, tanto os seus conhecimentos quanto as suas atitudes e
comportamentos.
Seja um gerente competente, esteja preparado para cumprir
sua missão.
Além de SABER adquirido, de conhecer as “melhores
práticas”, desenvolva e aprimore continuamente as suas competências pessoais de
SER, necessárias para gerenciar o relacionamento com as pessoas envolvidas, e
as competências de FAZER, necessárias para dirigir as atividades de gestão.
Está assim preparado para desempenhar o seu papel,
cumprir sua missão e conduzir sua empresa, equipe, grupo, time, ao sucesso.
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Fonte:
VARELLA, Lélio; MOURA, Graciele. Aprimorando Competências de um Gerente de Projetos: volume 2 – o
sucesso no desempenho profissional. São Paulo: BRASPORT, 2013.
Adaptações por Coach Roberto César.
Dicas relevantes sobre gestão executiva, liderança, coaching e
gestão de projetos por valor agregado no Blog da Simplex www.blogdasimplex.blogspot.com.br
Até a próxima.
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