sábado, 15 de agosto de 2015

Competências – 4 Passos Para Aprimorá-las


Roberto César – é diretor  da Simplex. www.blogdasimplex.blogspot.com.br  



Muitos gerentes e empresários estão procurando fazer sempre melhor o seu trabalho, alcançar níveis cada vez mais altos de eficiência e eficácia, mas isso não vem acontecendo.


Estão procurando conhecer e dominar as mais avançadas técnicas, ferramentas aplicativos de alta tecnologia, mas não vem conseguindo aplicá-las com sucesso.

Alguns se sentem frustrados por não compreender o que está acontecendo e não consegue achar um caminho para reverter esse círculo vicioso, sair dessa situação, melhorar seu desempenho e avançar no seu desenvolvimento profissional.



O que Lélio Varella e Graciele Moura podem ensinar pra você, sobre isso, através do livro Aprimorando Competências de Gerente de Projetos? Você verá a seguir.

Minha expectativa é de que você venha a se tornar um profissional valioso para a sua empresa, espero que você tenha sucesso, que tenha uma iniciativa de redirecionamento e que crie condições e oportunidades para que se desenvolva.

Se você tem muito conhecimento, capacidade intelectual, domínio da tecnologia, recursos poderosos. Tem muito saber, mas não tem as competências para aplicá-los. Minha cara leitora, meu caro leitor, só o conhecimento não basta.

Se você é muito produtivo, a produtividade é um meio e não uma finalidade em si mesma.

Se você tem o senso de eficácia – de fazer a coisa certa, sem falha, da primeira vez. Se você tem uma compreensão das necessidades, da congruência dos requisitos com as especificações e a conformidade das entregas. Isso ainda é pouco.


Passo 1 – A Arte do PROPÓSITO

Para alcançar o sucesso, você precisa trabalhar com uma visão mais ampla, concreta e orientada para as verdadeiras finalidades, para o seu papel e a sua missão.

O propósito maior é satisfazer as necessidades das pessoas envolvidas, concretizar os verdadeiros resultados desejados, os propósitos.

Essas necessidades podem tomar uma forma de: um produto de entretenimento que proporcione boas sensações e momentos agradáveis, como um show musical; uma moradia confortável; melhores resultados e benefícios para a sua empresa; um meio de transporte que permita às pessoas se aproximar realmente uma das outras.

Pode ser um alimento que sacie a fome; um meio de comunicação que facilite o relacionamento entre as pessoas; um equipamento que tenha um melhor desempenho técnico; um medicamento que melhore a saúde; um livro ou instrumento didático que promova educação ou um novo sistema que reduza os custos...

O verdadeiro valor não está nem mesmo nos objetivos, e sim nos resultados que por meio deles podemos realizar, nos propósitos que com eles podemos alcançar, nos benefícios que assim podemos concretizar satisfazendo necessidades.

Em sessões de coaching, através de perguntas poderosas, você é convidado a descobrir seus reais propósitos e a sua missão. Eles virão à tona na medida em que brotam do seu inconsciente para a sua consciência, ao eliminar as interferências que lhe estão impossibilitando de descobri-las. 

Os Próximos Passos Têm Exata Ressonância Com A Natureza Humana

Viver, e valorizar a vida, é criar coisas e situações, e se responsabilizar por elas com arte e competência.

Quando o caso é responder a uma situação – por exemplo, quando ocorre um problema, ainda mais num mundo acometido pela “síndrome da urgência”, não há o que hesitar, parar para aprender – é preciso estar preparado.

Na prática, consciente ou instintivamente, você vai tomar uma atitude ou comportar-se, respondendo a uma situação, com os conhecimentos e as habilidades de que dispõe no momento.
Em ambos os casos, problemas ou oportunidades, que talvez sejam de certa forma visões redundantes da abordagem de uma situação, é preciso estar preparado.

E estar preparado tem aqui um sentido holístico, em exata ressonância com a natureza humana – SER, SABER e FAZER.

Competência é “enfrentar uma situação e resolvê-la de forma satisfatória”. Sucesso e bons resultados requerem conhecimentos e competências.


Passo 2 - A Arte de SABER

Saber é ter os conhecimentos necessários – o “que” e o “como” – para conduzir o trabalho que precisa ser feito naquela situação e para conduzir a sua interação com as pessoas. Conhecer, compreender os melhores métodos, ferramentas e técnicas e saber como aplicá-los à situação.

Há duas formas de aprender, de adquirir o saber: pelo conhecimento e pela experiência.

O saber pelo conhecimento é indispensável, mas, de fato, só aumenta o seu “potencial” de ser e de fazer.

O saber pela experiência se constitui na verdadeira força motora e aceleradora do aprimoramento humano. É quando você vive as experiências por si mesmo e, a partir dela, aprende.

Este saber você pode adquirir enquanto desempenha as suas atividades, em meio à realidade das situações, no dia a dia, Você erra, acerta e tem compromisso com o senso de observação, de refletir e de aprender com o que vive.

Através da prática de um processo de coaching estruturado, é possível saber pela experiência, praticar a atuação de uma forma proativa. Agindo, fazendo e dedicando-se à observação e à reflexão, em meio à ação.

O saber pela experiência á a fonte da “aprendizagem”, de “experiência profissional”, é o que aumenta a sua “capacidade real” de ser e de fazer. A verdadeira fonte das “competências” adquiridas e o maior fator acelerador do seu aprimoramento.

Até aqui, sem começar a fazer, você está apenas adquirindo o conhecimento. A capacitação avança, é uma etapa importante para o seu desenvolvimento, mas está aumentando apenas a sua capacidade potencial. Fazer é outra realidade.


Passo 3 - A Arte de SER

Ser é ser capaz de interagir com as pessoas envolvidas na situação, de ter desenvolvido e ser capaz de utilizar as capacidades de relacionamento necessárias para assumir as atitudes e os comportamentos adequados à situação.

Realizar, fazer na prática, concretizar na realidade, enfrentar a situação real, fazer algo a respeito, requer antes de tudo que você como um ser humano assuma um posicionamento em relação à situação em que se encontra e esteja disposto de nela desempenhar um papel.

A ação começa quando você toma uma atitude e passa a interagir efetivamente com a realidade por meio do seu comportamento.

A ação é concretizada por meio do seu comportamento enquanto se relaciona com as pessoas envolvidas para conduzir as atividades de sua gestão.

Compreendendo, assumindo e desempenhando o papel de gerente coach, consciente e comprometido com sua missão, com foco nos propósitos de seu gerenciamento, orientando a sua atuação pelas atividades que lhe cabe conduzir ao longo do ciclo, poderá sim realizar os resultados esperados e realizar-se como profissional.


Passo 4 - A Arte de FAZER

Fazer é ser capaz de atuar de acordo com o seu papel na situação; de ter desenvolvido e ser capaz de utilizar as capacidades de atuar, agir, executar as ações. As atividades, enfim, fazer o trabalho necessário e direcionado para os seus propósitos e objetivos na situação.

Para concretizar, concluir, efetivamente realizar, é preciso fazer.

Só quando você começar a fazer é que vai conhecer e demonstrar as suas reais capacidades, avaliar o “que” e o “como” está fazendo na prática e adquirir a consciência do que é capaz de realizar.

A consciência observadora é o ponto de partida no processo de coaching, e do seu aprimoramento. O saber é a sua teoria proclamada. O fazer é a sua teoria em uso.

O fazer é a fonte da aceleração e da sustentação do seu aprimoramento e pode conduzi-lo aos níveis mais altos de desempenho.

É o fazer que aproxima na prática, pela vivência e experiência, tanto os seus conhecimentos quanto as suas atitudes e comportamentos.

Seja um gerente competente, esteja preparado para cumprir sua missão.

Além de SABER adquirido, de conhecer as “melhores práticas”, desenvolva e aprimore continuamente as suas competências pessoais de SER, necessárias para gerenciar o relacionamento com as pessoas envolvidas, e as competências de FAZER, necessárias para dirigir as atividades de gestão.

Está assim preparado para desempenhar o seu papel, cumprir sua missão e conduzir sua empresa, equipe, grupo, time, ao sucesso.

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Fonte:

VARELLA, Lélio; MOURA, Graciele. Aprimorando Competências de um Gerente de Projetos: volume 2 – o sucesso no desempenho profissional. São Paulo: BRASPORT, 2013.

Adaptações por Coach Roberto César.

Roberto César – é colunista do blog da Simplex. www.blogdasimplex.blogspot.com.br

Dicas relevantes sobre gestão executiva, liderança, coaching e gestão de projetos por valor agregado no Blog da Simplex www.blogdasimplex.blogspot.com.br


Até a próxima.

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