quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A Análise de Valor Agregado e o Controle de Custos em Projetos



Edmar de Araújo - Diretor da Simplex

Olá pessoal, um dia um amigo gestor me disse que seu projeto não ia muito bem e que ele não sabia dizer qual seriam as consequências de suas ações atuais no custo total do projeto ao final dos trabalhos.
Pois bem, vamos falar sobre a análise de valor agregado no controle de custos de projetos. 
Na análise tradicional, ao comparar o custo planejado com o custo real eu não consigo dizer se aquilo que eu gastei foi verdadeiramente agregado ao projeto, mas através da análise de valor agregado isto é possível.

Se em determinado momento do projeto eu planejei um gasto acumulado de 100.000 reais e tive um custo real também de 100.000, poderei pensar que o projeto vai bem, o que pode estar se configurando como um erro de análise e para evitá-lo é que podemos utilizar o conceito de valor agregado. 

Se eu planejei gastar 100.000, gastei 100.000, mas agreguei apenas 80.000 ao projeto, estou com o custo estourado, apesar do fluxo de caixa estar de acordo com as expectativas. Então, valor agregado é a parcela executada do valor planejado na linha de base de custos estabelecida para o projeto.

Em vez, então, de comparar o custo real de 100.000 com o custo planejado de 100.000, na análise de valor agregado, eu comparo o custo real de 100.000 com o valor agregado ou custo agregado de 80.000. E isto me faz perceber que para cada 80.000 reais que eu agrego ao projeto, estou gastando o montante de 100.000 reais. Ou ainda, a produtividade do dinheiro que estou gastando é de 80%.
Com base neste indicador chamado de índice de desempenho de custo (IDC), é possível fazer previsões de resultado financeiro final do projeto.

Se o custo total planejado do projeto for de 1000.000 de reais e eu dividir este valor pela produtividade do dinheiro gasto até o momento (1000.000/0,8=1.250.000), teremos a previsão ou indicação de que o custo final caminha para 1.250.000 reais. Em outras palavras, este indicador funciona como um alarme de que o custo total do projeto tende a estourar em 250.000 reais, ao final do mesmo, e isto nos permite tomar hoje decisões antecipadas para evitar que isto aconteça amanhã.

Esta capacidade de prever o futuro adquirida ao utilizar a análise de valor agregado é fundamental para que você tome as decisões antecipadas que conduzem ao sucesso do projeto. Brincando um pouco, é como se você tivesse uma bola de cristal.

Se você quer melhorar o desempenho de implementação dos projetos da sua organização, fale conosco.

Edmar de Araújo - Diretor da Simplex - www.blogdasimplex.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário