terça-feira, 9 de junho de 2015

A Importância da Análise de Valor Agregado em Projetos


Edmar de Araújo – é diretor da Simplex. www.blogdasimplex.blogspot.com.br

Prezado leitor, você já participou de algum projeto que apresentou problemas no cumprimento de prazos e custos acordados com o cliente e demais partes interessadas? Já percebeu dificuldades das equipes em analisar, medir e fazer novas previsões em caso de projetos atrasados e com custos acima do planejado?
Se já passou por tais experiências, certamente, este artigo será importante para que você possa vislumbrar novas possibilidades para o seu gerenciamento ou ajudar seus parceiros a superar dificuldades de monitoramento e controle de prazos e custos de projetos. Para tanto, apresentaremos a importância a técnica da análise de valor agregado no gerenciamento de projetos.

Uma vez que um determinado projeto apresente variações de prazo e custos, seja por previsões pouco precisas ou devido a ocorrências inerentes às atividades, é comum observar certa dificuldade das equipes técnicas e de gerenciamento em avaliar situações e replanejar custos e prazos do projeto de modo realista, sendo frequente a ocorrência de erros de previsões durante a execução das atividades de projetos em andamento. Tais dificuldades, além de colaborar para o insucesso financeiro do projeto, geram insatisfação do cliente pela frustração de expectativas, desmotivação das equipes de execução e, consequentemente, perda de credibilidade da equipe de gerenciamento do projeto.

Diante deste problema, a análise de valor agregado ganha importância fundamental por trabalhar com indicadores, métodos de análise e previsões mais precisas baseadas sempre na realidade do projeto e no que foi planejado e acordado entre as partes interessadas. Gerenciar projetos, utilizando como técnica de apoio à tomada de decisão a análise de valor agregado, fornece à equipe de gerenciamento um conjunto de indicadores numéricos que permite enxergar hoje o que poderá acontecer amanhã no final do projeto, permitindo saber o tamanho dos prejuízos ou das perdas de tempo que podem estar a caminho. Tais informações motivam a equipe a tomar decisões antecipadas que previnem o agravamento de problemas, reduzem as perdas de tempo e dinheiro, aumentando as chances de sucesso do projeto.

Que comandante não deseja uma plataforma de indicadores e estimativas realistas de prazo e custos que permitem decisões mais acertadas quanto ao rumo do navio em plena viagem? Que gerente não gostaria de reduzir seus riscos de insucesso?

Utilize a técnica da Análise do Valor Agregado e monitore continuamente os seus projetos.
A SIMPLEX é especializada em aplicar esta técnica no monitoramento e controle de projetos.

Entre em contato e conheça nossos serviços.

Até a próxima.

Edmar de Araújo – é colunista do blog da Simplex. www.blogdasimplex.blogspot.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário